sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Gincana Rádio Novo Tempo
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Seria errado bater palmas na igreja?
Para responder a esta pergunta precisaríamos conhecer todas as razões que levam as pessoas a bater palmas num culto de adoração. Isso é impossível, mas podemos destacar, de forma geral, pelo menos dois tipos de palmas que acontecem na igreja.
Primeiro vamos falar daquela palma que acompanha o ritmo da música. É claro que, como tudo na vida, este acompanhamento musical vindo da parte do adorador, pode ficar exageradamente extravagante e prejudicial. Mas por outro lado, o louvor quadrado, formal e frio, é tão extremadamente prejudicial. É muito importante que o adorador se envolva no louvor, com todo o ser, inclusive, com o corpo. Pois cremos que somos um ser indivisível, que é constituído física, mental e espiritualmente, certo? Então, o corpo faz parte do ser, certo? Se não o fizesse não poderíamos usar a boca pra louvar, porque ela faz parte do corpo. Então veja, que é necessário equilíbrio. E com equilíbrio, é obvio que o louvor acompanhado das palmas alcança muito melhor o seu objetivo de envolver a todos. Nesse equilíbrio, precisamos lembrar que o ritmo nunca deve ser mais enfatizado do que a letra e a mensagem da música. Onde a mensagem é valorizada, os crentes desejarão eliminar qualquer ruído que os impeça de se concentrar na Palavra de Deus. Nas Escrituras, até os elementos da Natureza são chamados a bater palmas (Isaías 55:12; Salmo 98:8 e 9). E a própria Bíblia nos recomenda a cantar a Deus com palmas: “Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. Pois o SENHOR Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!” - Salmo 47:1-2.
Agora, existem também aplausos, que se faz a alguém. Nesse caso, também há o risco de haver o desequilíbrio. E o desequilíbrio se dá no exagero, na falta de etiqueta, na descompostura e na exaltação do ser humano acima de Deus. Pode ser que um público bata palmas para um cantor, um pastor, ou qualquer outro ministro, simplesmente “dizendo”, com suas palmas, o seguinte: “Louvado seja Deus, irmão, pelo seu talento! Parabéns por deixar Deus usar a você. Estamos agradecidos por enlevar-nos com seu ministério. Continue se dedicando ao Senhor, que nós continuaremos a lhe apoiar”. Tal aplauso seria um tipo de um “grande ‘amém’”. Ou, pode ser que, enquanto estiverem batendo palmas para um ministro, os adoradores estejam idolatrando-o e esquecendo-se de Deus. Isso é muito subjetivo e difícil de julgar. Mas o povo precisa ser educado quanto a isto. O diálogo é sempre melhor do que a inibição. Dentro do equilíbrio, os aplausos de um público para uma pessoa também são bíblicos. II Reis 11:12 diz que as pessoas “aplaudiram” durante as cerimônias de coroação do rei Joás.
Existem aqueles que se escandalizam com as palmas rítmicas ou os aplausos dentro da igreja. Eles alegam: a)Que existem poucas passagens que falem sobre o “bater palmas”; b) Desordem no culto; c) Exaltação do ser humano acima de Deus, o que desonra o Senhor. Quanto ao primeiro item, os críticos precisam levar em consideração, que, embora haja poucas passagens que falem sobre bater palmas, não existe uma única passagem bíblica sequer que condene o ato de bater palmas. Isto deixa a crítica em pior situação do que a prática. Quanto aos dois últimos argumentos, podemos claramente perceber que eles se referem muito mais ao desequilíbrio do que a uma prática equilibrada e sadia. No entanto, embora devamos respeitar a esses críticos como pessoas, devemos dialogar e crescer no entendimento de um louvor mais amplo.
Assim como outros elementos de expressão, como a linguagem falada e a música, bater palmas é também uma questão cultural. A igreja deve usar as melhores formas de expressão existentes em sua cultura que levem a maioria a adorar. Se a maior parte dos membros louva, adora, reconhece e interage melhor com as palmas, que as palmas sejam usadas com equilíbrio, para a honra e glória de Deus. Que o povo seja educado a compreender tudo o que isso envolve. Em muitos lugares do mundo nossa igreja tem esse costume. Mas, por outro lado, se a maioria das pessoas ainda não consegue se sentir bem com a presença das palmas no serviço de adoração, não compensa usar ali um elemento que não edificará os crentes. Nem tudo o que é lícito é conveniente (1Coríntios 6:12; 10:23), pois o objetivo de uma reunião de crentes é adorar, e não escandalizar. Todavia não podemos olvidar o fato de que muitas de nossas igrejas perdem muito, por não conseguirem alcançar, viver e praticar esse equilíbrio necessário no louvor. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa [batam palmas ou deixem de bater], façam tudo para a glória de Deus” – 1Coríntios 10:31.
Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Campori de Jovens ASP
Este vídeo foi produzido pelo Clube de Jovens Delta e já faz com que sintamos o gostinho do que será o III Campori de Jovens da ASP.
Deus abençoe a todos!
Um abraço!
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Esta é a Verdade!
Mesmo em meio aos problemas da vida e quando parece que não há mais saída temos que tentar perceber uma visão diferente. A visão de Deus!
um grande abraço a todos!
E vem chegando o III Campori de Jovens da ASP. Prepare-se!
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Cds JA
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Podemos ou não?
“Como todo brasileiro, gosto de futebol. No entanto, o alto teor de fanatismo na maioria de seus aficionados causa-me preocupação. Violência, ira, desrespeito, falta de educação são plenamente perceptíveis. Será que o senhor pode me ajudar a esclarecer esse assunto?”
Estimado amigo, vivemos no “país do futebol”, e esta não é a primeira vez que um jovem me pergunta se é correto ir a um estádio. Colocarei quatro razões cristãs para a sua avaliação e apreciação. Espero ajudá-lo!
1–Se Jesus vivesse hoje,será que Ele iria a um estádio de futebol?
Em minha mente, só me vem uma resposta: Não! Pelo simples fato de não ser um lugar seguro e apropriado para um jovem cristão estar. Vejo algumas partidas pela televisão e, mesmo à distância, ouço muitos palavrões; noto o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas pelos torcedores; isso sem falar no risco de morte, explícito na violência entre as torcidas - chamadas de “organizadas” e que, na realidade, nunca deixaram de existir. É melhor e mais seguro você sentir a emoção no sofá de sua casa.
2 – Não podemos freqüentar lugares de diversão ou recreação onde não podemos pedir as bênçãos de Deus.
O cristão não pode se separar de Deus em nenhum lugar. A ideia bíblica é que o nosso “corpo é o templo do Espírito Santo”. (I Cor. 6:19). Através de você, na qualidade de filho de Deus, Ele quer ter agilidade e mobilidade para testemunhar. Você é a maneira mais sagrada de Deus alcançar outras pessoas. Minha pergunta é: Será que Deus pode nos abençoar em qualquer lugar de diversão ou recreação?
3 – Façamos tudo em nossa vida para a glória de Deus (I Cor. 10:31).
Será que podemos honrar e louvar o nome de Deus assistindo uma partida de futebol em um estádio? Alguém pode até dizer que assiste em casa. Eu diria que é
infinitamente diferente. Não dá para comparar o clima de uma arquibancada com o da poltrona de um sofá. São dois ambientes completamente diferentes. Ademais, alguns clubes e jogadores de futebol são idolatrados por muitos jovens. Isso é pecado. Vamos tomar dois critérios bíblicos para a nossa avaliação: Qual é a virtude e qual é o louvor que há em assistir a uma partida de futebol no estádio? Você volta feliz ou vazio e irritado para a sua casa depois de assistir a uma partida de futebol? Tudo não passa de vaidade fugaz e passageira.
4 – Ir aos estádios de futebol para assistir aos jogos é desperdício de tempo e de dinheiro.
Alguns irmãos deixam de comparecer aos cultos de adoração e louvor ao nosso Deus, para assistir, no outro “templo”, o futebol e seus
pequenos deuses. O mesmo se dá com alguns que ficam em casa vendo TV, ou fazendo qualquer outra coisa pouco edificante, em vez de ir à Igreja. Há jovens que chegam a ter carteiras de sócios, tornando-se verdadeiros membros. Isso é lastimável. O estádio de futebol nos deixa vulneráveis.
Creio que chegou a sua hora de mudar, e para melhor. Peça forças a Deus e Ele lhe dará a vitória sobre esse hábito maléfico. Você já pensou se Jesus viesse na hora em que você estivesse em um estádio de futebol, assistindo a um jogo, ou em qualquer outro lugar de diversão pouco edificante? Deixemos a resposta com o Todo Poderoso. Porém, pense nisso com humildade em seu coração. Que Deus lhe ilumine e que você
possa ser uma grande bênção nas mãos do Deus vivo. Creio que é hora de dizermos ao mundo: Eu vivo por Jesus, e vale a pena viver!
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Siga a Bíblia
Provações
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Gincana Rádio Novo Tempo
Inscrições: Até dia 04 de setembro de 2009.
Através do número (41) 3331-5691 ou Ja.asp@usb.org.br
Valor da Inscrição: R$ 10,00 por equipe.
Material necessário para Gincana:- Kit Missionário (todo material fornecido pelo Ministério Jovem e Mipes da ASP).- Máquina fotográfica, Bíblias, Celular e Violão.Regras:É necessário estar ligado a novo Tempo o tempo todo;Cada prova deverá, após ser cumprida ser comprovada via internet (Exemplo: Envio de uma foto via e-mail).
Equipes:De 10 a 25 pessoas.
No caso do seu Clube ter mais que 25 pessoas deverão fazer mais do que uma equipe;
Aqueles que cumprirem todos os requisitos receberão o troféu do Poder.
Horário da Gincana: 13h00 às 17h00
Prova Final será as 19h30min
Este dia deverá ser reservado para Gincana!
Para os clubes de Jovens que forem participar do Campori de Clube de jovens a participação na Gincana é um pré-requisito.
A Gincana da Rádio Novo Tempo está aberta a todas as sociedades de Jovens, Clube de Jovens, pequenos grupos de jovens e jovens cristãos.
Elas Precisam de Jesus!
Algo precisa ser feito!
E está em nossas mãos ser instrumentos de Deus para alcançarmos aqueles que necessitam.
Salvar do pecado e guiar no serviço.
eis o nosso objetivo!
Maranata! O Senhor logo vem!
um abraço.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Vem aí o III Campori de Jovens da ASP.
Acesse o site para ter as informações de como participar.
http://www.clubedejovensasp.com/ (Link direto)
Voltamos!
domingo, 25 de janeiro de 2009
sábado, 24 de janeiro de 2009
Tema Jovem 2009
Seja bem-vindo ao blog do Clube de Jovens Conexão Jovem.
"Brilha em Mim".
Este é o tema dos jovens adventistas para 2009.
Que neste ano possamos juntos levar ao mundo a luz que vem de Jesus.
Que Deus abençoe a todos.